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Alguns Prospectos te Deixam com Medo? Veja Como Lidar Com Isso

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Não é tão incomum ficar nervoso ou mesmo com medo de falar com algumas pessoas sobre o seu negócio multinível e há algumas razões principais por que você pode se sentir deste jeito. Neste artigo, vamos abordar 4 dicas para que possa ajudar você a ficar mais confiante quando estiver falando com seus prospectos. Eu sei que estes medos estão presentes em quase todos os empresários Omnilife, e eles podem assombrar você também. Antes de falar destes conceitos, vamos entender primeiro a ideia principal: Colocar os prospectos em um pedestal.

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Você já percebeu que existem algumas pessoas que você fica mais nervoso quando está conversando com elas do que outras? Algumas pessoas parecem ser mais fáceis de conversar, enquanto outras podem fazer você literalmente tremer de medo. Por que isso acontece?

O PROBLEMA DOS PEDESTAIS

Tipicamente, seu medo se baseia no fato de que algumas pessoas estão acima de você devido ao Status delas. Na verdade, isso não se aplica somente ao Negócio Omnilife, você provavelmente já passou por isso em outros momentos da sua vida. Essencialmente, na sua mente, você as colocou em um pedestal e agora elas estão inalcançáveis, você se sente inferior a elas.

Contudo, se você fosse examinar isto mais profundamente, você descobriria que não é que estas pessoas são melhores que você; é que você não tem confiança o suficiente na sua habilidade de se comunicar facilmente com elas. Coloque na sua cabeça que isto só existe na sua mente e não na delas. Superar este modelo mental é a chave para ficar confortável ao falar com seus prospectos.

Se você soubesse que se comunicaria facilmente e eficientemente sem qualquer erro, você falaria com qualquer um sem hesitação. Você teria confiança. Não teria nada mais gratificante que este sentimento e eu teria certeza que você não colocaria ninguém em cima de um pedestal. Você experimentaria ótimos sentimentos, aquele sentimento de dever cumprido,  aquela certeza que “você pode fazer isso!”.

Podem existir diversas razões para uma pessoa se sentir inferior, mas seria impossível cobrir todas possibilidades neste post. A ideia principal é colocar você como o grande problema na dificuldade de se comunicar com as pessoas, e para resolver isso não preciso  te envolver em uma longa lista de livros de auto-ajuda.

Comunicar significa transmitir informação sobre algo de maneira clara. Obviamente, fazer isso sem medo, ansiedade, dificuldade ou dor, sem mostrar esforço para isso.

A razão que eu trago aqui é que existe um grupo de características de um profissional que devem estar assimiladas para ter sucesso ao falar com prospectos, a principal destas características é a de se comunicar facilmente. Assim, comunicar-se facilmente significa comunicar sem tensão, sem soar ensaiado, gaguejando ou hesitando. Está é a chave de não ter medo falar com alguns de seus prospectos.

COMO ALGUMAS PESSOAS PODEM CHEGAR AO PONTO DE SE “COMUNICAR FACILMENTE”?

Está atrelado a sua falta de vontade, na verdade. Sua falta de vontade de falar com aquelas pessoas com quem você se sente inferior é baseada em sua capacidade de se comunicar facilmente. E para se comunicar facilmente, você precisa se familiarizar com todos os aspectos do seu negócio e empresa, e você precisa ter alguns truques na sua manga sobre o tema da comunicação. Vamos dar uma olhada.

TENSÃO e NERVOSISMO

Tensão  (ao se comunicar) é estresse causado pela atividade mental de se sentir despreparado ou que você soará “estúpido” para outras pessoas. Se você já foi convidado a falar público de repente, você sabe o que esta atividade mental faz você sentir. A situação cria uma sensação muito desconfortável.

É uma sensação de “estar no local” e não saber o que dizer. É freqüentemente a razão pela qual a voz de alguém “grita e vibra” enquanto fala. A tensão comunica a incerteza à perspectiva ou “novo ao assunto” e a falta do profissionalismo.

A solução para a tensão é se familiarizar com todas as situações que podem surgir ao ser chamado para falar com pessoas.

Além disso, saiba que você é quem irá dizer o que seu prospecto tem que fazer – vender um produto ou convidá-lo para o negócio, pedir pra ele entrar em uma conferência online, etc. Se estiver bem claro o que você tem que fazer, você vai reduzir muito a tensão e nervosismo. Isto é estar preparado.

FALSIDADE

As pessoas soam falsas quando elas usam um monte de palavras exageradas como, incrível , inacreditável, fabuloso, maravilhoso, especial, estado da arte, etc. Estes tipos de adjetivos demonstram uma imparcialidade clara de sua parte.

As pessoas sempre podem identificar quando o seu riso ou sorriso não é verdadeiro.

Eu não estou sugerindo que você seja uma pessoa chata. Sempre que possível, seja animado quando apropriado. Mas você não tem que usar palavras do exageradas para descrever sua excitação, geralmente elas indicam um encobrimento do índice real.

Além disso, não force suas emoções. As pessoas sempre podem identificar quando o seu riso ou sorriso não é verdadeiro. Se você não sente vontade de rir ou sorrir, então é melhor não tentar. Seja você mesmo, seja genuíno, e mostre as emoções apropriadas e genuínas.

SOAR ENSAIADO

Ensaiar o que você vai dizer NÃO É ERRADO. No entanto, se você for prospectar e não ensaiou o bastante, você vai transparecer que foi ensaiado; isto é totalmente NÃO PROFISSIONAL: .

Se você já recebeu um telefonema de telemarketing e você percebeu que ele estava lendo um script, provavelmente não soou muito verdadeiro e assim que você descobriu que ele estava lendo um script, e você provavelmente quiz desligar o telefone. Isso é o que você quer evitar, não deixar que seu cliente tenha o mesmo sentimento.

Certifique-se de rever e ensaiar o que você vai dizer ao seu prospecto o suficiente, a quantidade de vezes que você fique confortável e sentir a confiança que vem apenas a partir de muita prática. Se você está indo falar com seu prospecto sobre a linha de produtos, certifique-se de saber sobre a linha de produtos, certifique-se de ter praticado o suficiente para responder a suas perguntas ou se você não souber você irá responder confortavelmente que:  “James, essa é uma ótima pergunta, mas eu não posso responder agora, vou ter que pesquisar essa e voltar para você.” Essa é uma resposta correta se você for questionado sobre algo que não sabe a resposta. As pessoas irão lhe respeitar pela honestidade.

MUITA HESITAÇÃO

Hesitar demais nos leva de volta ao primeiro problema discutido, tensão. Veja, é o medo de dizer ou fazer algo que o prospecto não concorde que nos causa a hesitação. Portanto, a solução para a hesitação é similar a solução para tensão. Esteja muito familiarizado com todas as situações que podem aparecer no decorrer da conversa com seu prospecto. Outro motivo para você começar a hesitar é porque você não sabe para onde sua conversa está indo. Isto acontece conosco de tempos em tempos. Nós perdemos a direção ou percebemos que o prospecto é quem dá a direção. Claro que isso também volta ao problema de você não estar familiarizado com todas as situações de prospecção.

NO MARKETING DE REDE A PRÁTICA PRODUZ A CONFIANÇA E COMPETÊNCIA

As pessoas se apressam demais. Elas não praticam o suficiente. Algumas nem nunca praticaram. Por tanto, pratique o máximo que puder, com a prática você chegará a perfeição.

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