Dado que existem alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, as emoções tendem a enlouquecer e tornam as mulheres grávidas mais vulneráveis ​​à ansiedade.

Além de melhorar o seu humor e potencialmente diminuir o risco de ansiedade, fazer um bom treino enquanto está grávida também pode melhorar o sono e diminuir dores.

Ser responsável pela saúde e bem-estar de um feto não é tarefa fácil. Como tal, as gestantes tendem a se preocupar com os seguintes aspectos da vida durante a gravidez: 1

 Sintomas da gravidez e seus significados;

 Progresso do desenvolvimento do bebê;

 Relacionamento com um parceiro;

 Questões financeiras;

Dado que existem alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, as emoções tendem a enlouquecer e tornar as mulheres grávidas mais vulneráveis ​​à ansiedade . As mães de primeira viagem geralmente se sentem sobrecarregadas, assustadas ou desconfortáveis ​​por causa desse evento que muda sua vida. 2

Prevalência de Transtornos de Ansiedade Durante a Gravidez

Os transtornos de ansiedade são realmente comuns entre as mulheres grávidas. Uma pesquisa de 2009 realizada pela Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA) descobriu que cerca de 52% das mulheres grávidas experimentaram aumento da ansiedade ou depressão . 3

Há certos fatores que as mulheres grávidas devem tomar cuidado para aumentar o risco de um transtorno de ansiedade, como: 4

Um diagnóstico prévio de um transtorno de ansiedade Experiências de ansiedade durante uma gravidez passada
Perda de gravidez anterior Lutas de fertilidade
Gravidez com complicações ou repouso na cama Stress em casa ou no trabalho

Sinais de alerta de transtornos de ansiedade em mulheres grávidas

Acredite ou não, a ansiedade é considerada um sinal de gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre. Embora seja normal se preocupar com certos eventos durante a gravidez, pode se tornar um problema sério quando a mulher acha difícil controlar seus pensamentos ou se sente deprimida.

Estes são os primeiros sinais de um transtorno de ansiedade, juntamente com outros sintomas como: 6

Mental Fisica
Sentindo-se nervosa, ansiosa na maior parte do tempo. Corrida de batimentos cardíacos
Incapacidade de parar ou controlar pensamentos ansiosos Respiração rápida
Preocupando-se com uma série de coisas diferentes Tontura
Dificuldade em relaxar Suor excessivo
Inquietação Tensão muscular, dor ou tremor
Irritabilidade Sensação de formigamento ou formigamento nos dedos ou lábios
Sentindo medo ou pensando que coisas ruins irão ocorrer

Algumas mulheres podem sofrer ataques de pânico quando os sintomas acima mencionados surgem rápida e intensamente, mas eles tendem a melhorar em 10 minutos ou mais. 7

Como os transtornos de ansiedade podem afetar uma mãe e seu filho

Consultar um psiquiatra ou profissional mental assim que esses primeiros indicadores de transtornos de ansiedade aparecerem é importante, porque eles podem ter efeitos adversos, como: 8

Riscos para a mãe Riscos para a criança

 Suicídio

 Rescisão da gravidez

 Ansiedade ou depressão pós-parto

 Uso de substâncias ( álcool ou drogas)

 Apego prejudicado ao bebê

 Não cuidar bem da sua saúde física

 pré-eclâmpsia

 parto prematuro

 Maior chance de sofrer uma cesariana

 Baixo peso ao nascer

 Nascimento prematuro antes das 37 semanas

 Baixo escore APGAR, um teste realizado um e cinco minutos 9 após o nascimento para verificar a saúde de um recém-nascido

 Má adaptação à vida fora do útero, como desenvolvimento de desconforto respiratório e nervosismo

Remova seus sentimentos de ansiedade com a mentalidade adequada

As mulheres grávidas podem tomar medidas que ajudarão a aliviar sua ansiedade, mesmo sem tomar medicamentos anti-ansiedade que podem causar efeitos colaterais negativos.

O primeiro passo que uma mulher grávida deve tomar se ela sofrer ataques de pânico é relaxar é se acalmar. Embora alguns possam dizer que é mais fácil dizer do que fazer, mulheres ansiosas podem tentar praticar as seguintes técnicas sugeridas por Morag Martindale no BabyCentre: 10

Respirar profundamente e devagar: isso pode ajudar a diminuir os sintomas de pânico e ansiedade. Ao inspirar, conte lentamente de 1 a 3 e faça o mesmo depois de expirar. Também é útil se você respirar em seu estômago ao invés do tórax, então a barriga se move a cada respiração. Fechar os olhos e focar na respiração também pode ser útil, conforme sugerido pelo NHS. 11

 Focando sua atenção em um objeto específico: Como isso pode ser difícil para algumas pessoas, isso só deve ser feito se a mulher for capaz de fazê-lo. Exemplos de itens nos quais você pode se concentrar incluem um relógio e sua mão ou as melodias de uma música suave.

 Visualizando um “lugar feliz”: isso envolve imaginar um lugar calmo, bonito e interessante onde você está cercado por entes queridos. Algumas pessoas podem achar isso mais fácil quando não há um ataque de pânico.

 Evite combatê-lo: neutralizar esses sentimentos pode realmente piorar a situação. Se você estiver enfrentando um ataque, tente lembrar que não há perigo iminente e que o ataque em breve terminará. Faça questão de se assegurar positivamente de que “você está bem” até que os ataques desapareçam.

Outra maneira eficaz de aliviar potencialmente os sentimentos de ansiedade é praticar as Técnicas de Liberdade Emocional (EFT, Emotional Freedom Techniques) . Esta é uma ferramenta de psicologia energética que pode ajudar a reconfigurar as reações do seu corpo ao estresse diário e ajudar a reduzir suas chances de ser afetado por efeitos negativos na saúde.

O princípio por trás da EFT é, na verdade, semelhante ao da acupuntura – uma energia vital se move através de seu corpo através de passagens invisíveis chamadas de meridianos. Quando você pratica EFT, use seus dedos para tocar certos pontos meridianos de energia em seu corpo e, ao mesmo tempo, fale para si mesmo usando afirmações verbais. A boa notícia é que você pode praticar EFT sozinho ou sob a supervisão de um terapeuta qualificado.

Mudanças de estilo de vida para reduzir seus níveis de estresse

Não se esqueça de incorporar essas práticas potencialmente destruidoras de estresse em seu estilo de vida: 12

 Dormir o suficiente: Estudos mostraram que a falta de sono pode desencadear sintomas de ansiedade, por isso, tente dormir de sete a oito horas por noite.

 Comer alimentos integrais e frescos: Uma dieta composta de frutas e vegetais frescos e cultivados organicamente, proteínas de alta qualidade e alimentadas com capim e gorduras saudáveis ​​beneficia sua saúde mental e física. Além disso, uma dieta saudável também é conhecida por ajudar a aumentar a quantidade de bactérias benéficas em seu intestino.

 Exercício: Além de melhorar o seu humor e diminuir potencialmente o risco de ansiedade, fazer um bom exercício enquanto estiver grávida também pode melhorar o sono e diminuir dores. Exercício poderia até mesmo ajudar você a se preparar para o nascimento, uma vez que auxilia no fortalecimento dos músculos e aumento de resistência. 13

Alguns dos melhores exercícios para mulheres grávidas incluem caminhadas, aeróbica, ioga, alongamento e até mesmo musculação. Certifique-se de consultar um médico antes de fazer qualquer um desses exercícios. 14

 Construindo um sistema de apoio: Isolar-se porque você tem um transtorno de ansiedade pode aumentar os sintomas. 15Passe tempo com os amigos, especialmente aqueles que têm transtornos de ansiedade, ou busque o conselho de pessoas experientes. Você também deve considerar participar de grupos de suporte, seja pessoalmente ou on-line, para poder compartilhar suas experiências com pessoas que se sentem da mesma maneira que você.

 Agendamento de atividades relaxantes durante o dia: reserve um tempo para atividades como a meditação regular ou a acupuntura pode ajudar a aliviar sentimentos de ansiedade. Outros exemplos de práticas relaxantes que você deve experimentar incluem ioga, ouvir música suave ou fazer uma massagem.

Fonte: Dr. Mercola

Referências

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